terça-feira, 13 de abril de 2010

Paixão à flor da pele

Mariana Chetto por Bianca Chetto


Tentei escrever milhões de coisas sobre Mariana Chetto, e não saía nada. Foi quando percebi o meu erro, e passei a tentar escrever sobre tia Mari. E aí, o amor de sobrinha escreveu um texto que é talvez, o texto mais inocente que já escrevi e parece ter saído da criança que eu ainda sou. Sem mais delongas, tento explicar pra vocês a delícia que é tia Mari.

Tia Mari é apaixonada. Tia Mari é apaixonada por ritmos, por sabores e principalmente, por palavras. Tia Mari é apaixonada pelo filho, pela filha, pelo marido, pela família. Tia Mari é apaixonada por café e pela poesia da vida simples.

Tia Mari já fez curso de inglês, cerâmica e se formou em administração. Já morou na Chapada, foi dona de pet shop, fez lanche pra passeio turístico, e acabou voltando a Salvador. Foi - e é - feliz fazendo de tudo um pouco porque sua paixão está em fazer alguma coisa.

Quando tia Mari se apaixona ela fala alto, se levanta e gesticula porque a paixão é tanta que ela não consegue descrever só com palavras, então seu rosto inteiro acende e você sente que não tem nada mais apaixonante que a paixão de Tia Mari. Cada paixão é parte dela, é uma idéia, um sonho; cada paixão é uma lembrança. Por isso, quando ela se apaixona é pra sempre.

Tia Mari as vezes fica triste. É sinal de que uma paixão se quebrou. Aí ela chora, suspira e escreve. E quando escrever não é suficiente, ela sempre encontra outras palavras que parecem ter sido escritas pra ela. E então os pedaços das paixões quebradas se juntam e formam uma paixão ainda maior.

Pois é, Mariana Chetto é assim: sente a vida a flor da pele, e quando gosta se apaixona. Quando cai, vai se curando aos pouquinhos, reunindo palavras e abraços, e se levanta. Mariana pensa nos outros, faz sempre mais do que pedem à ela e quando alguma coisa não sai do lugar ela rebola, corre atrás, e de repente tá tudo funcionando.
Mariana é mãe, mulher, irmã, filha, tia. E ela reproduz tudo que ela é naquilo que ela escreve.

Não deixe de conhecer o universo apaixonante de mais essa mulher TPM.