domingo, 18 de abril de 2010

Meu mundo perfeito por Bianca Chetto



Quando sonho com um mundo diferente desse aqui, sonho com um mundo de pessoas menos egoístas. Com menos egoísmo, um sistema que supervaloriza pedaços de papel não seria admitido e surgiria uma nova dinâmica social. Um nova dinâmica social diminuiria a desigualdade, a violência, e a corrupção. Uma nova dinamica social educaria a população com base em valores éticos e morais, de forma que o cidadaõ seria estimulado a ser mais e não a ter mais.

No meu mundo perfeito deve haver discórdia: A perfeição está no equilíbrio e não na ausência de defeitos. Se todos os homens concordassem em tudo, as diferenças desapareceriam, e então a humanidade não passaria de uma massa homegenea ocupando espaço. O que muda é que, num mundo perfeito, as desavenças seriam resolvidas sem violência, talvez alguns palavrões para os mais esquentados... mas nunca se perderia de vista que cada indivíduo tem o direito de fazer suas próprias escolhas.

Eu poderia escrever um livro inteiro sobre o mundo que eu desejo para os meus filhos, sobre o mundo que eu sonho em construir... Mas principalmente, o que preciso dizer é isso: O meu mundo perfeito é construído por menos discurso, mais ação, menos ignorância, mais vontade, menos egoísmo, mais tolerância.