terça-feira, 11 de maio de 2010

Um Gato na toca das TPM's.... Manifesto de um leitor


Homem e Mulher

Recentemente chegou a meu conhecimento a história sobre uma mulher casada que tem a necessidade compulsiva de deixar a casa, o marido e o filho de oito anos para ir para um retiro num asharam ou se dedicar ao trabalho social. Não era apenas por um fim de semana mas por todo um ano, o que fazia da vida da família um inferno.

O marido e o filho eram compreensivos o bastante para aceitar este comportamento não habitual e deixá-la ir. Desde então tenho pensado em como a situação seria diferente se a mulher quisesse deixar a casa para ficar com outro homem. ... Nas relações entre homem e mulher parece que ambos estão sonhando o tempo todo. Eles tem uma necessidade constante um pelo outro e raramente parece que eles se entendem. Parece mesmo haver um estado de conflito incessante, quase uma inimizade. O conflito parece estar baseado no desejo de dominação e o obstáculo que existe entre eles é o ego com seu senso de "doership". Mas, na verdade , nos nunca possuimos nada, nunca nos foi possível. O que tem para ser possuído? E quem pode possuir o que? E por quanto tempo.

O processo de viver no tempo e no espaço é uma ilusão. Nos somos mas nossa vida no plano da existência é uma ilusão. No plano material nos temos certos direitos e obrigações segundo certas leis e podemos possuir uma casa, um jardim, um carro e até mesmo uma mulher, ... Nenhum ser humano pode possuir outro. A vida humana é essencialmente solitária: um velho bacharel não é mais nem menos solitário que um novo e este nem mais nem menos solitário que um homem casado com uma mulher que ele não gosta, da mesma forma que um homem casado com uma mulher que ele ama, assim como é solitário um homem que vive num harém.

Masculino e feminino, os dois aspectos interconectados da mesma manifestação estão em um estado de desequilíbrio, cada um manifestando um excesso de um elemento. A atração mutua do macho pela fêmea se torna compreensível porque a busca de equilíbrio é um objetivo buscado no funcionamento de toda a manifestação. O que pode ser obtido na vida nunca é a real satisfação mas apenas uma simulação disto, resultando na experiência sexual de um lado e conflito na outra. Mas em casos muito raros a união entre homem e mulher pode estar em um plano além da compreensão comum, podendo ser descrito como a união entre 'campos de força'

"The one in the mirror", (tradução não literal), páginas 49 a 51 -
Ramesh Balsekar

Colaboração: Kumara

.