Comer & Beber



Brigadeiro de copo



Ingredientes

  • 600 g de morangos cortados em cubos
  • 1/3 xícara (chá) de aceto balsâmico
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 150 g de chocolate meio amargo picado
  • 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

Faça, faça, faça!
1 - Numa tigela coloque 600 g de morangos cortados em cubos, 1/3 de xícara (chá) de aceto balsâmico e 1/2 xícara (chá) de açúcar, misture e deixe marinando por +/- 1 h. Em seguida escorra os morangos numa peneira e reserve a marinada.

2 - Coloque numa panela 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre por +/- 8 minutos. Desligue o fogo e adicione 150 g de chocolate meio amargo picado misturando bem até derreter. Acrescente ao chocolate a marinada do morango (reservada acima) e misture.

3 - Retire 1/3 desta mistura de chocolate e adicione 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem.

4 - Em 8 taças distribua os morangos marinados (reservados acima). Coloque uma camada de chocolate com a marinada de aceto balsâmico e em seguida uma camada de chocolate com chantilly. Leve à geladeira para gelar. Sirva em seguida.




Chocolate com Pimenta






Ingredientes

3 bolas (150 g) de sorvete de creme
15 g de geleia de pimenta
30 g de Nutella
50 ml de café expresso Madame D’Orvilliers
calda de chocolate

Modo de fazer

1
Coloque a Nutella no liquidificador e despeje o café quente por cima. Adicione o sorvete e a geleia de pimenta e bata até ficar com consistência de milk-shake.
2 Sirva em uma taça e decore com calda de chocolate.

Dica do mixologista

Se você quiser um sabor mais picante, pode substituir a geleia por uma farofa de pimenta. Retire as sementes de 3 pimentas dedo-de-moça, corte-as em tiras e leve-as ao fogo, numa frigideira. Depois de alguns segundos, despeje 50 ml de cachaça e flambe as pimentas. Despeje, aos poucos, 400 g de açúcar e deixe formar flocos grandes de açúcar caramelizado. Tire do fogo, espere esfriar e bata tudo num processador até obter uma farofa fina. 


Fonte: Casa e Jardim



Arroz de Polvo






Polpetone vegetariano regado a molho de tomate





Ingredientes para a massa
400g de proteína vegetal texturizada (PVT) miúda
2 tomates sem pele e sem sementes picados bem pequenos
1 cebola ralada
2 dentes de alho
½ xícara de cheiro verde picado
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de pimenta do reino
¾ xícara de migalhas de pão
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Farinha de trigo para empanar
3 xícaras de molho de tomate
½ xícara de óleo de canola 

Ingredientes para o recheio
1 vidro de 400g de palmito
½ cebola média picada
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de farinha de trigo 

Modo de preparo
Em uma tigela, misture o PVT, os tomates, a cebola, dois dentes de alho, o cheiro verde e o óleo. Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e as migalhas de pão, misturando até obter uma massa que possa ser modelada. Reserve e prepare o recheio.
Pique o palmito bem miúdo e reserve. Em uma panela, refogue no azeite o alho e a cebola mexendo até a cebola ficar transparente. Adicione o palmito e cozinhe mexendo por 2 minutos. Tempere com sal e misture bem. Acrescente uma colher de farinha de trigo e mexa sempre até obter uma mistura homogênea.
Forme bolinhos com a massa e recheie. Passe-os em óleo de canola e depois empane com farinha de trigo. Disponha em uma fôrma untada e asse por 30 minutos em forno preaquecido com temperatura alta. Sirva com molho de tomate. 

Dica
Para formar os bolinhos todos do mesmo tamanho, use uma xícara de café como medida. Coloque a massa na xícara e abra um buraco no centro, preencha com o creme e feche. Retire da xícara, modele e disponha na fôrma para assar. 

Fonte: Folha de São Paulo