terça-feira, 1 de junho de 2010

Venenosaa eÊÊêm, erva venenosa... ou Alegria alheia incomoda? Por Bianca Chetto

Então,... SIM. Alegria alheia me incomoda. Eu sei, eu sei, inveja é uma coisa feia. Mas se conta alguma coisa em meu favor, eu só sinto de veeez em quando. Em defesa dos invejosos ocasionais como eu, tenho que dizer que às vezes o mundo parece que faz de propósito!

Como quando você termina com seu namorado e precisa de um tempo sozinho (pra sentir ódio do mundo e se convencer de que você não sente falta dele) e tudo está muito bem até que um casalzinho de apaixonados se senta do seu lado! E é claro, eles não conseguem se controlar: dão risada o tempo todo, trocam olhares, se agarram.... (Pausa para limpar o veneno). Enfim, uma tristeza só. Para mim, é claro.

Ou quando vc está em pé num ônibus lotado, depois de milhões de horas estudando –andando - esperando no ponto, e tem sempre um grupinho que liga musiquinha no celular e faz tanto barulho que você não consegue ouvir sua própria consciência. (Que por sinal está tentando te lembrar que você também faaz barulho no ônibus qd está em grupo.)

Ou quando... ixe. Estou sem mais exemplos. Mas siim, o que eu quero dizer é: As vezes, bem raramente, não dá pra não ser incomodado com a alegria do outro.

Como está escrito lá no começo: parece que o mundo faz de propósito! (E é neste momento que eu passo de erva daninha à girassol...) E faz! Sim, na verdade o mundo faz de propósito. Não porque tudo gira em torno de mim, mas porque eu acredito piamente que tudinho nesse mundo está sempre conspirando em seu favor, em meu favor, em favor de todos nós. :D Não ficou claro? Eu explico. Embora os casais à sua volta qd vc brigou com o namorado pareçam estar ali só para te incomodar... Na verdade, eles estão ali pra fazer o contrário. Eu tento ver isso como um sinal divino, or whatever, de que tudo é passageiro, inclusive a sua raiva, ou a sua decepção: hoje você está querendo chutar o pau da barraca, mas amanha você pode (e vai) estar saltitando de felicidade. (agora você está incomodado com a alegria do outro, mas amanhã você pode estar incomodando o outro com a sua alegria. Lol!)

17% do tempo eu consigo pensar desse jeito, 3% eu simplesmente fico p* com a galerinha que anda muito contente e 80% do tempo eu to de bem com a vida. Acho que isso faz de mim uma pessoa bem normal. :D

Beijinho - beijinho, tchau- tchau.

A felicidade alheia incomoda? por Mariana Chetto


Este tema me lembrou uma frase que Marcus me disse que a avó dele falava muito:
- Muito riso é sinal de pouco sizo.

Será??

Não acredito. Não posso, não devo e não quero acreditar quer estar feliz, rindo muito seja falta de maturidade... Não. Decididamente isto não faz o menor sentido. Creio que quem diz isso está mesmo é incomodado com a tal felicidade alheia...

Gostaria muito de dizer que a felicidade alheia nunca me incomodou. Até porque sei que isto é uma grande bobagem, pois, como bem disse Drix, a felicidade de cada um é responsabilidade de cada um, na medida em que a felicidade depende de como reagimos a tudo que nos acontece. É isso mesmo, queridos, ser feliz é uma escolha! Uma DE-CI-SÃO.

Claro que não podemos estar feliz todo o tempo, até porque existe tempo pra tudo. Ninguém vai ficar feliz ao perder uma pessoa que ama muito, mas passada a dor mais lancinante, passado algum tempo (e esta quantidade de tempo é diferente para cada um), é você quem escolhe se vai continuar chorando, lamentando, sofrendo até o fim dos seus dias ou se vai seguir adiante e recomeçar uma outra história... É você quem decide que peso cada acontecimento terá sobre sua vida.

Eu sei disso. Acredito nisso. Mas, voltando ao foco, não posso deixar de confessar que em determinado momento a felicidade estampada na cara dos outros me incomoda sim!!!!! E não é inveja não, Drix e Alba. Juro! É mais irritação. É mais uma coisa do tipo: Dá para todo mundo ser solidário com a minha tristeza e não ficar rindo aos montes do meu lado, pô!!!! Claro que isso não faz o menor sentido, né? O mundo não pode parar para esperar que eu me recomponha... Eu sei disso. Mas vai dizer isso a Mariana quando ela está fula da vida. Ela não que entender. Só quer que todos parem de rir e achar o mundo lindo, cor de rosa ou sei lá mais o quê.

Aliás, pensando bem a felicidade dos outros costuma me incomodar, não quando estou triste, mas quando estou tensa...

Estou atrasada cheia de prazos para cumprir no trabalho e o sujeito no carro da frente andando beeeeeeeeem devagar. Rindo, passeando, mostrando a namorada, amante, esposa, ou seja lá o que for, a praia, o sol, o mar. Tudo lindo, bla, bla bla. Mas dá para sair da porra da frente e pegar toda sua felicidade e enf...
Sacou? ca ca ca

Ainda bem que este sentimento horroroso de querer que quem está feliz pegue a sua felicidade e..., passa bem rápido! Quase sempre dura apenas o tempo necessário para que eu termine de mandar a bendita criatura para "aquele lugar" (que fique claro que faço isso sem que o outro possa escutar!). Logo percebo o ridículo da situação e deixo minha ira ir embora, e muitas vezes – juro que é verdade - até dou risada da minha fúria descabida e no final a felicidade do outro ao invés de me incomodar, até me contagia...

Bom, Cau, devo dizer que embora seja bem feio incomodar-se com felicidade alheia, creio que este é um sentimento bem normal. Humano, mesmo (espero!!!). Pelo menos quando é pontual, ou seja, se limita a uma ou outra situação. Agora se for sempre, o tempo todo, aí creio que já seja “MHP - Mal Humor Patológico” (acho que era o caso da avó de Marcus!) e nestas situações só chamando Alba para resolver, he, he, he!