domingo, 16 de maio de 2010

Ser ou não ser?


A revista Muito de domingo passado, 09/05, publicou uma matéria sobre mulheres que optam por não ter filhos. Sim, foi no domingo do Dia das Mães. Sim, sim, eles são bem ousados.

Gostei muito da matéria (e da coragem!), pois por mais moderna que se diga ser nossa sociedade, está aí um coisa que a maioria das pessoas não consegue aceitar ou entender ou as duas coisas ao mesmo tempo.

Eu, de minha parte, acho totalmente normal. Mais do que isso, fico bem feliz em saber que muitas pessoas simplesmente pensam antes de fazer aquilo que todo mundo faz somente pelo fato de que todo mundo faz. No que diz respeito à maternidade então, esta decisão, ou melhor, esta falta de decisão, de pensar (leia-se se conhecer) para depois ir em frente, pode gerar um verdadeiro caos...

Eu sou mãe. Amo ser mãe. Mas se alguém disser que é fácil, está mentindo, ou melhor, pode até ser verdade, mas com certeza isto só será verdade para uma minoria realmente muuuuito pequena. Somente para pessoas realmente especiais, capazes de viver apenas o momento, apenas o presente. Pessoas que conseguem se dedicar de corpo e alma àquele instante, sem se angustiar com o passado ou com presente. Bom, mas para maioria esmagadora das pessoas (incluindo eu, claro!) ser mãe, definitivamente, não é fácil e apesar de todos os prazeres envolvidos na maternidade, e posso afirmar que são muitos e indescritíveis, ser mãe exige concessões para lá de grandes. Por isso, acho realmente que se deve pensar bastante antes de partir para esta fantástica aventura.

Sou conhecida por todos como uma mãe muito boa, um exemplo e coisa e tal. Que fique bem claro que esta é a opinião dos outros sobre mim e não necessariamente a verdade. O fato é que sempre as pessoas me perguntam como é ser mãe, se dá trabalho, se muda a vida etc, etc. Conclusão: acabei por definir alguns pontos que acho que devem ser refletidos, pensados antes de se tomar esta decisão.

1) Gostar de criança e ser mãe são coisas completamente diferentes.
2) Filho não salva casamento, filho não é um brinquedo, filho não é status.
3) Porque você está na dúvida? É por razões financeiras? Profissionais? Ou é medo?
4) Você não cria um filho para você, mas para o mundo... Não tenha um filho para espantar a solidão...
5) Ter um filho, cuidar dele é um exercício para o aprendizado do amor e amar verdadeiramente nunca é fácil, mas se você quer realmente experimentar o amor esta é uma das melhores maneiras. Mas não é a única.
6) Filhos lhe privarão de viagens, festas, noites de sono, almoço com amigos cineminha no domingo, bate papo na cama, e até sexo, às vezes. Tudo isso é realmente verdade. E é muito, muito chato. Mas tenha em mente 03 coisinhas: Primeiro - esta privação é temporária. Segundo - muitas destas situações serão diferentes, mas não inexistentes. Terceiro - será que boa parte destas coisas ainda serão prioridades para você daqui a alguns anos?
7) Filhos lhe presenteiam com um sorriso que nunca, nunca mesmo você receberá de outro alguém. Mas existe muita gente que nunca ganhou este presente e é feliz com os outros presentes que a vida lhe deu.

Enfim, ser mãe é realmente maravilhoso. Permite-lhe experimentar emoções indescritíveis. Não há dúvida quanto a isso. Mas dá muito trabalho e, mais importante, não é uma obrigação. É uma escolha. Aliás, como tudo na vida...

E vocês, TPM’s daqui e daí, o que tem a dizer sobre isso, hem?
Inté,
Mariana Chetto