sábado, 19 de junho de 2010

Felicidade dentro da caixa...ou de perto ninguém é normal? Por Alba Querino


De perto, ninguém é normal. Caetano disse isso com muita sabedoria...Ufa! Graças a Deus, não precisamos mais fazer esforço para ser...

Bom, eu não posso deixar de dizer que me senti identificada com o texto de Maricotinha Quindim, quando ela falou do script, das palavras nos textos. Li, reli, fui a todos os meus posts, identificar, porque automaticamente me lembrei de algumas que tinha escrito...É, é preciso ter cuidado com elas.

Uso as palavras pensando que elas são insuficientes. Ingratas até, porque elas não transmitem a dimensão do que realmente se sente; elas podem, inclusive, se tornar rebeldes e ter vida própria! Por isso a necessidade do contexto, mas mesmo assim corre-se o risco...

Então, repensei a respeito do que eu quero dizer com alguns conceitos que crio com as palavras.

O que penso sobre script? O script, para mim, tem a ver com crenças. As crenças que temos a respeito de como as coisas devem ser na nossa vida.

Quando uso essa noção de script no trabalho, uso com a função de me libertar daquilo que me limita, daquilo que impõe. Se abro mão do meu script, reencontro a possibilidade de me reinventar a cada momento.

Já o script social, eu penso que é o que se diz que deve ser socialmente, uma ideologia que paira sobre nossas cabeças, às vezes sutilmente, às vezes não. Ele é escrito previamente, não leva em conta como cada um é. Também não é fixo, muda de acordo com o tempo e com o espaço, com o grupo. O que é script na Bahia, não é lá na Mauritânia.

Esse script não tem a ver com as coisas em si, mas com a idéia de como as coisas devem ser.

Ele inviabiliza a gente criar as nossas possibilidades. Não é o que eu vivo que é rasteiro e homogeneizado. Mas o que eu penso a respeito do que vivo. Não é o casamento que é ruim, é a idéia que tenho de casamento que pode ser ruim. Não é ser mãe que é ruim, mas a idéia de maternidade que pode me deixar com uma sensação de que não sou uma mãe boa. Não é ser homossexual que é ruim, mas o que penso disso ou de ser heterossexual.

Eu me pergunto se a gente escolhe mesmo como vai ser a nossa vida, ou se ela acontece e a gente vai tecendo o caminho. Mas correr atrás da vida para preencher o que deve ser, esse é o script. E as palavras me sacodem, me chacoalham e me fazem refletir sobre.

Gostei muito da figura de Adriana. A vaquinha de cabeça para baixo totalmente igual, na essência que a identifica como vaca, questionando a outra vaquinha sobre a definição de normalidade. Dá para dizer o que é normal?!

Hoje, ficar triste é proibido. Por isso um monte de gente toma as pílulas da felicidade. E muita gente anda realmente deprimido, e precisa das pílulas. E muita gente que está só triste pensa que está deprimido e é medicado. É o script atuando. Seja feliz, seja feliz!

Muito bom a gente se questionar e possibilitar que os nossos visitantes TPM também cutuquem a gente!

Bom, infelizmente ainda não consegui o texto mais enxuto. Mas estou me esforçando, juro!


"Dizem que sou louco por pensar assim..."- Por Carla Palmeira

Normal?!
Primeiro qual a base que temos para dizer que eu ou você não somos normais?
Tudo que sai do padrão é anormal?
E que padrão é esse?

Até outro dia os pais escolhiam o marido para a sua filha, no passado a mulher divorciada era mal vista, era "tachada" de "mulher da vida, tatuagens eram apenas para presidiários...e outras "coisitas" e situações que já presenciamos ou ouvimos falar.

A sociedade imprime padrões de vida de acordo com o tempo e a moda, é bonito ser depressivo e usar o cabelo no rosto, vestindo preto e curtindo uma "fossa". É alternativo e descolado ir a Parada Gay e beijar homens e mulheres e dizer que está ali por uma causa que nem sabe realmente o que significa. É sair para um show de reggae trocando as pernas e os olhos vermelhos porque para entrar no "clima" precisava fumar um baseado.

Bom...queridos amigos e companheiras TPM´s desculpe a revolta, mais, ninguém é normal mesmo parecendo ser. Haverá preconceito se você adota uma postura de cidadã correta ou adota uma postura de cidadã revoltada...qualquer escolha trará críticas, sejam elas construtivas ou como na maioria das vezes, destrutivas.

Quer um conselho?
Filtre e Viva!