sexta-feira, 16 de julho de 2010

Culpas...tsc tsc tsc - Por Carla Palmeira

Foto: Google imagens


Culpas?Sim! Tenho várias!
Lógico que hoje as culpas estão menos dramáticas, aprendi amenizá-la.
Fui criada com culpas..."Você vai deixar isso tudo no almoço, sabia que você está matando 10 criancinhas de fome na Etiópia?", dizia minha mãe quando eu não "limpava" o prato. Me sentia uma serial killer diariamente. Fui crescendo e as vítimas deixaram de ser as criancinhas da Etiópia para ser o que eu via no espelho, era como se eu fosse um peso na vida dos outros, como se eu incomodasse, comecei a passar despercebida para que essa culpa calasse dentro de mim, ceder aos caprichos dos outros escondia o sentimento de não ser culpado por negar algo a alguém. Passada a famosa fase "aborrecente" veio a transição infernal de crescer, escolhi um presente maravilhoso aos 18 anos, uma terapia de sete dias na clausura para se auto conhecer e assim lidar com essas culpas. Aí vocês perguntam: Resolveu? Sim! Muito! Porém em menos de um ano, assim como as drogas, tive uma crise, desencadeada pela perda de meu irmão eu deixei de ter as culpas e passei a culpar, culpei meu pai por não ter dado atenção suficiente, culpei minha mãe por super protegê-lo, me culpei por não ter dado a devida atenção a sua doença e culpei Deus, sim! Não era justo levar uma pessoa no auge dos seus 25 anos, com uma inteligência incomum a quem eu tinha depositado todos os meus sonhos e planos. Passados tantos turbilhões recheados de culpas, a experiência e vivência faz com que, hoje, eu consiga conviver com ela, as culpas estão lá, sempre! Principalmente quando se está de TPM, porém o martírio de tê-las duram um pouco menos que uma boa noite de sono.


Tenho culpas sim! Por Adriana Favilla




No fundo , acho que sempre tive o dom de "aumentar" minhas culpas interiores além do que necessariamente precisaria. Sempre fui muito auto-dramática. Uma Fernanda Montenegro pra dentro, tentanto explicar melhor. Sempre tive uma briga com o espelho ferrenha, tentando me auto-convencer que tudo poderia mudar, poderia melhorar, whatever. Talvez...mentira...COM CERTEZA a criação ajuda ou piora muito a situação. A minha foi muito "pesada", cheia de culpas criadas e inseridas na minha cabeça já meio desequilibrada desde cedo. Fui muito castrada em N coisas normais que eu deveria ter vivido. Isso me fez criar com toda a força do mundo , as tais culpas. To pesada hoje ne? Tô de TPM! Creiam!

Hoje carrego algumas. Criadas pelas minhas defesas que não me defenderam como deveriam. Outras, por pessoas. E na real? As pessoas não tem culpas conosco. Nós é que damos espaço para que elas nos machuquem ou whatever (isso já é assunto para outro post). O que carrego hoje, são "destratos" comigo mesma que se sedimentaram em culpas.

Um peso até considerável...mas não vejo como intrátavel. Penso que é questão de tempo, de força de vontade, de ser mais aguerrida comigo mesma. Só...talvez a minha ficha ainda não tenha caído (o que é um erro porque provoca perda de tempo). Mas ela cairá..com certeza!

Compliquei mais as coisas? Espero que sim! =)

That's all folks