quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Amo viajar - por Mariana Chetto


Gente! Sou só eu ou todo mundo no planeta Terra ama viajar?
Tem nada melhor...
Sair da rotina do dia a dia, respirar outros ares, conhecer gente nova, provar sabores exóticos e conversar com moradores locais. Gente diferente. Simples ou sofisticada, mas sempre com algo novo para te mostrar...
Passar horas sentadas num café, bar, lanchonete ou botequim apenas apreciando o vai e vem; o movimento das pessoas pra lá e pra cá.
Deixar para trás precupações, conflitos, dificulfades e apenas curtir aquele momento como se mais nada no mundo existisse a não ser aquele lindo lugar...
Bisbilhotar lojinhas, quitandas, bibliotecas, sebos e descobri que as vezes a mais pura arte, a maior de todas as belezas, está muma feirinha simples, inusitada, no final daquele beco onde só um turista desavisado ousa se arriscar.
Sim, gosto de viajar para pequenas cidades e sim adoro viajar para grandes cidades. Viajar é sempre bom, seja para onde for. Praia, campo, fazenda, cidade, vila, rancho ou sítio. Não importa o lugar.
E não é só o destino, mas a viagem em si. Se for de carro então, nossa! Amo tanto que até posso topar uma viagem somente para entregar uma badulaque qualquer para uma amiga que mora bem nos cafundós, lá do lado de lá.
Curtir hotel, pousada, pensão ou barraca de acampar.
Tomar um longo café da manhã, sem pressa, sem horário para terminar. Saboreando não só a comida, mas o imensurável prazer de simplesmente não ter mais nada para se ocupar.
Amo viajar sem muito planejamento, sem hora para chegar e sem saber ao certo onde vou parar. Me surpreender com alguém ou algo completamente inesperado e agradecer a Deus pela oportunidade de ali estar.
Amo viajar.
Talvez porque durante minhas viagens eu seja muito mais que uma simples turista... Talvez porque durante as minhas viagens me torne novamente criança. Aquela do tipo curiosa, que experimenta tudo, que se surpreende com o fato mais bobo, que fica excitadíssima somente porque vai passear. Aquela que acha graça de tudo e simplesmente tem sede de aprender, se surpreender e se encantar.
E você? Por que você gosta de viajar?

Um comentário:

Rui Santos disse...

Viajar é tudo de bom em todos os sentidos, essa troca de energia é peça fundamental para reanimar o espírito.
(enviado por e-mail)