sexta-feira, 18 de março de 2011

Qual a sua tribo? Por Alba




Você pertence a alguma tribo em especial?
Qual o seu estilo?
Eu não tenho uma tribo só. Aliás, eu faço parte de várias tribos...
Ok, vou começar do era uma vez para que faça sentido essa pergunta.

Um belo dia, num curso psi, a pergunta: “Ei, Alba, qual a sua tribo afinal?”

“Hum? Hein?”

“Qual a sua tribo, menina!”

“Não tenho tribo.”

“Não tem? Como assim não tem?”

“Não tendo.”

“Ah...”

Vi a frustração, o desencanto...nos olhos, no aah! Li o ‘como pode não ter tribo’ dançando na mente alheia...
Pois é, não tenho uma tribo especial.
Sou uma TPM ‘destribada’ ou ‘politribada’.
Nada contra tribos. Multiplicidade, sempre!

Em segundos a minha vida desde a escola, lá no Vieira, percorreu a minha mente e veloz, me mostrou em preto e branco: sou uma mulher multifacetada.  
Primeiro, vi que nem lugar certo na sala de aula eu tinha. Cada dia um lugar diferente. Cada dia uma visão do quadro negro. Cada dia um vizinho de classe. Talvez por isso tenha sido tantas vezes líder de classe. Líder-mãe. Meu apelido era mãe no Vieira, um colégio tribal. Tinha trânsito livre e isso não me impediu de fazer bons e eternos amigos, que se estiverem lendo esse memorial, dirão sim.

Depois, na faculdade de direito (meu lado tradição) virei Chanel n. 5. e Porretinha.
Aí, vesti terninho vermelho. E logo depois sáris indianos me seduziram. E logo, logo, já era sannyasin, encantada com Osho, uma figura controvertida para os de uma tribo só.
Mais um tempinho e o mundo psi me perfumou...a terapia transpessoal. O teatro. As roupas coloridas, as cores africanas e seus vestidos ancestrais.
Até o sotaque sempre foi assim, assim...diferente.
Amigos de muitos lugares, até da Mauritânia! Hey, Mamadou, I Love youuuu!

Duas profissões que se abraçam inesperadamente. Alguns demoram a entender o que faço. Outros não. Alguns se permitem ver que posso fazer bem o que faço, outros não...Blá!

Experimentar, sempre. 
Pois é...politribada.
E você, qual a(s) sua(s) tribo(s)?

Nenhum comentário: